• Paulo Vinicius

A programação do Relampeio Festival

O Relampeio Festival terá uma série de mesas online com autores nacionais e internacionais oriundos de vários países. O festival acontece entre os dias 12 e 14 de junho. Saibam quais serão as mesas.


Esse post vai servir mais para colocar a programação (que está disponível no site do evento com outras informações importantes) e fazer alguns comentários sobre algumas mesas que eu estou animado para assistir. Não se preocupem porque as mesas com autores internacionais terão comentários resumindo aquilo que foi dito para que o público possa acompanhar.


Todas as datas apontadas aqui podem mudar de acordo com alguma necessidade no dia do evento. Estamos falando de um evento online, então imprevistos sempre podem acontecer.


Sexta-Feita (12/06):


13:00 - Mesa com Libia Brenda


Coordenação: Ana Rüsche e Renata do Prado

Participam: Mayara Barbosa e Toni Moraes


Libia Brenda é autora de fantasia e ficção científica e atua no mercado há 20 anos. A mesa discute o cenário da literatura independente no México e a potência da ficção especulativa mexicana em diálogo com a atualidade.


15:00 - Mesa com Bill Campbell


Coordenação: Kali de los Santos

Participam: Fábio Kabral e Iana Araújo


Bill Campbell é escritor e editor da Rosarium Press, tendo editado antologias pioneiras sobre afrofuturismo. A mesa discute a publicação em formatos pouco usuais para desafiar o status quo do mercado editorial e os prazeres de se publicar autorias múltiplas.


17:00 - Mesa com Teresa P. Mira de Echeverría


Coordenação: Ligia Colares

Participam: Giovana Bomentre


Teresa de Echeverria é filósofa e autora de ficção científica publicada em diversos países. A mesa discute a escrita de FC na Argentina e os caminhos possíveis para a publicação internacional.



Sábado (13/06):


10:00 - Mesa com Xia Jia


Coordenação: Kali de los Santos

Participam: André Cáceres e Nikelen Witter


Xia Jia é autora e é professora associada de literatura chinesa, tendo publicado em diferentes idiomas. A mesa discute os limites da FC literária e como o otimismo e o pessimismo encaixam-se nas produções do gênero.


Comentários: Para mim uma das grandes atrações do festival. Xia Jia é uma das grandes autoras de ficção científica na China. O seu trabalho não fica nem um pouco aquém do que Cixin Liu faz. Ela tem ganhado bastante espaço em coletâneas e em revistas de ficção científica nos EUA nos últimos tempos, ganhando um merecido reconhecimento no Ocidente. Estou bastante animado com essa mesa.


13:00 - Mesa com Thomas Olde Heuvelt


Coordenação: Jana Bianchi

Participam: Anne Quiangala e Carol Chiovatto


Thomas Olde Heuvelt é autor publicado em vários países. A mesa discute o papel do terror em um mundo assustador por si mesmo e os caminhos de publicação para autores não nativos dentro do mercado anglófono.


Comentários: Um dos grandes expoentes da nova escrita de terror. Os fãs brasileiros ficaram animados com Hex, que chegou ao Brasil pelas mãos da DarkSide Books. Ele tem muito a falar sobre as novas tendências do gênero.


14:30 - Mesa com Kiini Ibura Salaam


Coordenação: Deborah Happ

Participam: Ian Fraser e Hailey Kaas


Kiini Ibura Salaam é autora de ficção científica. A mesa discute os processos de auto-análise envolvidos da produção literária e a descoberta do eu enquanto parte do ofício da escrita.


17:00 - Mesa com Francesco Verso


Coordenação: Petê Rissatti

Participam: Fábio Fernandes e Waldson de Sousa


Francesco Verso é escritor e editor de ficção científica. A mesa discute a capacidade de imaginar futuros em tempos difíceis e a importância da tradução de ficção no acesso às histórias de diferentes lugares.


Domingo (14/06):


13:00 - Mesa com Elizabeth Ginway


Coordenação: Fernanda Castro

Participam: Elton Furlanetto e Sérgio Motta


Elizabeth Ginway é professora na Universidade da Flórida e pesquisadora de ficção fantástica latino-americana. A mesa discute os principais aspectos da FC brasileira e os fatores para fomento e realização de pesquisas em literatura diante de um contexto global.


17:00 - Mesa com Neil Clarke


Coordenação: Jana Bianchi

Participam: Anna Martino e Jim Anotsu


Neil Clarke é editor da Clarkesworld Magazine. A mesa discute o papel da ficção curta na profissionalização do mercado e a importância do editor na conquista de novos espaços e possibilidades de publicação.


Comentários: Querem hype? Então esta é a mesa para você. Neil Clarke é só o responsável pela edição da Clarkesworld, uma das revistas de publicação de contos e noveletas mais conceituadas do mercado americano. Se não bastasse isso, Neil é um especialista em organizar coletâneas de contos. Graças à mente brilhante de Clarke, muitos autores não-anglófonos tiveram a oportunidade de publicar nos EUA. Ele abriu espaço para muita gente boa. Se você é autor e quer saber como publicar fora do Brasil, esta é a mesa.


Tags: #relampeiofestival #festivalonline #palestras #mercadoeditorial #fantasia #ficcaocientifica #terror #neilclarke #xiajia #thomasoldeheuvelt #elizabethginway #francescoverso #kiiniiburasalaam #teresapmiradeecheverria #libiabrenda #billcampbell #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.