top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

A Jornada da Heroína

Fran Briggs nos apresenta novamente a famosa jornada do herói, em um formato divertido e engraçado.


Sinopse:


Era uma vez uma ordinária garota chamada Fulana. Numa bela tarde de sol, enquanto Fulana se dedicava ao seu não-tão-produtivo passatempo de não fazer nada, ela recebeu de sua mãe uma importante ordem, à qual uma recusa colocaria em risco sua integridade física. A tortuosa missão incumbida a Fulana foi a terrível demanda de… comprar pão. E assim começa essa aventura ilustrada muito da sem vergonha. Talvez você já tenha ouvido falar sobre A Jornada do Herói, ou Monomito. Se esse for o seu caso, não se preocupe. Este livro não vai mais uma vez explicar o passo a passo dessa narrativa que roteiristas e romancistas utilizam de um modo acadêmico (outra palavra para complicado). Aqui vamos usar, de um jeito nonsense e divertido, a estrutura cíclica estudada por Joseph Campbell e detalhada pelo roteirista Christopher Vogler em sua obra A Jornada do Escritor para contar uma história onde esses detalhes possam ser desconstruídos ou transformados ao bel-prazer, com a ajuda da tremenda cara de pau dessa narradora que aqui vos fala.





Ainda há espaço para a jornada do herói?


Talvez essa seja a grande pergunta que Fran Briggs procura responder com o seu divertido guia para esta velha mecânica que ainda hoje é utilizada em diversas mídias (sejam livros, séries de TV, cinema). Decidi não fazer uma resenha sobre esse livro ilustrado porque acho que nesse caso cabe mais essa discussão. Esta mecânica acabou se popularizando graças a Christopher Vogler que escreveu um livro chamado A Jornada do Escritor. Nele, o autor nos apresenta uma estrutura para composição narrativa baseada naquilo que Joseph Campbell chama de estrutura mítica (em seu livro O Herói de Mil Faces). Não vou entrar em detalhes a respeito (até posso depois montar uma matéria se vocês, leitores, quiserem) mas simplificando muito, Vogler constrói uma espécie de estrutura em etapas que levam um personagem das suas origens até sua apoteose como herói. Vogler foi um dos consultores de roteiro para Star Wars: A Nova Esperança, então esse é um dos lugares em que vocês podem ver essa estrutura em ação.


Fran Briggs buscou decompor toda a longa estrutura montada por Vogler (são 488 páginas na edição da Aleph) e brincou um pouco com os clichês. Achei muito divertida a forma como ela buscou apresentar toda a estrutura narrativa partindo de uma jornada simples: uma garota preguiçosa indo buscar pão para sua mãe. Eu até imaginei que a autora iria tecer críticas colocando a estrutura toda de forma sarcástica, mas não foi o caso. A ideia é muito mais brincar com essas estruturas e apresentar tudo de uma forma fácil e didática. Sério, gente... são 80 páginas sendo que boa parte delas tem desenhos. Acho que se tiver 40 páginas é muito. E mesmo assim eu senti que qualquer pessoa consegue entender tudo, mesmo se não tiver nenhum conhecimento prévio. A arte é linda e divertida e cada uma delas busca passar a etapa que está sendo descrita no texto. É uma exemplificação da respectiva etapa. Nesse sentido, a proposta cumpre bem o seu papel. Não esperem uma arte super detalhista, porque essa não é a ideia. Para mim, funcionou super bem.


Sobre a estrutura em si, como qualquer mecânica chega um momento em que há um stress, um momento que de tanto ser usado, é preciso deixar descansar. Ou então pensar em uma maneira para não tornar a estrutura tão óbvia como parece. O que a Fran nos apresenta são os passos básicos sem ordenar ao leitor como ele deve usar. Tudo o que ela apresenta pode ser reinventado porque a HQ não tem a pretensão de ser um guia. Talvez o que torna o livro do Vogler tão icônico é que ele esmiúça demais todo o mecanismo e o leitor fica tentado a copiar tudo ipsis litteris, sem modificar nada. E não é nesse sentido que ele escreveu o livro. É possível mudar... surpreender, sem mexer demais na Jornada em si. Christopher Nolan fez isso na trilogia do Batman. A gente consegue ver ali a Jornada do Herói, mas em diversos pontos temos alguma coisa diferente ou alterada de forma a surpreender o leitor.


Outro ponto que eu já cheguei a comentar em outras matérias é que não há só a jornada do herói como estrutura narrativa. Temos a estrutura em três atos, como ficou famosa pelo autor Robert McKee em seu livro Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita do Roteiro. Por décadas foi A estrutura dominante no mundo cinematográfico. Mas, pensando melhor depois, poderia ser interessante mesclarmos diversas estruturas narrativas. O roteiro precisa atender às necessidades daquele que está escrevendo. Para a pequena aventura da Fran Briggs em sua HQ, a narrativa mítica serviu bem, apesar de ela brincar um pouco com as expectativas aqui e ali. O ponto é: podemos criar em cima daquilo que foi feito. As mecânicas podem ser alteradas ou mescladas. Quem manda no roteiro é o roteirista e não a estrutura.


Em última análise, qualquer coisa bem feita pode ser única. Mesmo que seja uma estrutura ultrapassada. Vou usar um exemplo bobo para isso (pegando um pouco da good vibes da Fran). Eu sou um fã de wrestling (luta livre). E uma das características básicas do wrestling é contar uma boa história que culmine em um combate entre dois ou mais indivíduos. Seja uma história de vingança, de traição, de inveja, de dominância. Não importa. Bom wrestling vem de um bom roteiro (e não apenas das habilidades atléticas dos envolvidos). Como espectador, eu preciso me importar com o que esteja acontecendo. Hoje, a empresa dominante neste ramo é a WWE, uma empresa que já está no mercado há mais de quatro décadas. Como qualquer empresa há muito tempo no mercado, ela se acomodou. Quase sempre suas narrativas são recauchutadas ou repetitivas, o que cansou os fãs mais apaixonados do gênero. No último ano, apareceu uma concorrente à WWE, a AEW, formada por lutadores mais jovens e alguns mais experientes sob a tutela de um milionário do petróleo. O curioso dessa nova empresa é que ela vem empregando modelos de roteiro usados nas décadas de 1980 e 1990. Roteiros que seriam chamados de ultrapassados e tolos, mas que os membros da equipe criativa conseguiram adaptar para o público nos dias de hoje. O que eu quero chegar com isso é que não importa qual estrutura narrativa você use... O que importa é entregar aos seus leitores uma história que seja criativa e envolvente. Para um autor, o pior tipo de reação não é o ódio, mas a indiferença.


Enfim, eu recomendo A Jornada da Heroína? Claro! Achei tão divertida e criativa que eu vou indicar a todos os meus amigos, sejam eles autores ou não. É uma forma prática de conhecer aquilo que a gente acompanha há tanto tempo na televisão. A Fran traz tudo de uma forma tão ágil que você vai devorar esta HQ em uma sentada, mas eu garanto a você que será uma daquelas HQs que vamos reler inúmeras vezes.



Quadrinho mencionado:


Ficha Técnica:


Nome: A Jornada da Heroína

Autora: Fran Briggs

Editora: Jambô

Gênero: Não-Ficção

Número de Páginas: 80

Ano de Publicação: 2019


Link de compra:






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.